Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011





PROJETO
PROFESSOR (A)                                                                    TURMA: MATERNAL
NOME DO PROJETO     A MAGIA DO CIRCO
1ÀREA: Natureza e Sociedade
2- BLOCO: Modo de Ser Viver e Trabalhar
3DURAÇÃO:  4 Meses
JUSTIFICATICA
 Desenvolver um projeto com objetivo de conduzir as crianças ao processo de construção de princípios e valores para compreensão dos conceitos de cidadania, ética e responsabilidade, colocando-os em prática no dia a dia.
O mundo em que vivemos é rico em possibilidades de exploração e aprendizagem, por isso devemos sempre apresentar a realidade concreta como ponto de partida para a criança entender melhor seu mundo, o seu espaço, a sua história, reconhecendo a natureza como provedora de bens para a nossa sobrevivência na Terra. É preciso que ela compreenda a sua cotidianidade, a sociedade em que vive, conhecendo o espaço que está sendo construído e a natureza que está sendo transformada por essa sociedade.
A relação da criança com os fenômenos naturais e sociais pode ser sintetizada numa única palavra: curiosidade. É a partir dessa vontade de conhecer, que o trabalho escolar deve ser planejado.
O conhecimento do mundo é transmitido à criança desde o seu nascimento quando se diz o nome e se explica a função dos objetos, está implícita aí uma história acumulada socialmente; quando se leva a criança a um passeio pela rua, ela está sendo apresentada à construção social dos espaços; a convivência familiar em geral são momentos ricos em transmissão cultural e de valores.  A todo momento o saber lhe chega, de forma não sistematizada.
À escola cabe propiciar a ampliação e a sistematização desses conhecimentos, convidando a criança a participar de descobertas, abrindo-lhe oportunidades de desenvolver suas capacidades, orientando-a para um e outro lado, dando-lhe oportunidade de refletir, experimentar e formular hipóteses. O ambiente escolar é um ambiente coletivo de convivência, discussão, confronto, competição e colaboração o que torna ainda mais enriquecedor o processo de construção do conhecimento, mas também envolve questões ligadas a valores: ética, honestidade, disciplina, companheirismo, solidariedade, persistência e respeito.




OBJETIVOS GERAIS
·       Desenvolver nas crianças o gosto pela diversidade  para considerar  os valores atribuídos a elas;
·       Desenvolver a socialização e a integração em grupos para favorecer a ampliação da criatividade e da cooperação mútua;
·       Identificar os personagens do circo e suas funções, para compreender a cultura circense;
·       Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo para Identificar as ações dos integrantes de um circo.



CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

·       Conhecer a história do circo, e sua comunidade, valorizando a arte circense;
·       Participar de  atividades envolvendo arte, música e poesia, manifestando diferentes percepções;
·       Desenvolver o  equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar,correr, pular, entre outros;
·       Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
29/08 – 02/03 – disparador –   Assistir ao DVD Xuxa Circo ( dançar) levantamento prévio
05/09  - 09/09  Contando a  história de como surgiu o circo; montar um quebra cabeça do circo
12/09 – 16/09  Listar os profissionais do circo;
19/09 – 23/09  Conversação sobre a cultura do Circo e exposição de gravuras
26/09 – 30/09   Conversação sobre a questão dos maus tratos aos animais. Circo sem animais
03/10 – 07/10   Assistir o filme Dumbo
10/10 – 14/10  Imitando o palhaço ( Pintar o rosto,dramatizar a  história fuga do palhaço)
17/10 – 21/10   Imitando o equilibrista (Andar equilibrando objetos, equilibrar nos pés nas mãos, na cabeça, no ombro);
24/10 – 28/10  Imitando o malabarista ( fazer malabarismo com bolinhas de meias)
31/10 – 04/11  Imitando a bailarina ( ler o poema da bailarina e seguir os passos)
07/11 – 11/11    Explorar comidas do circo  elaborar uma lista ( o dia da pipoca );
14/11 – 18/11 O dia do mágico (Brincar de mágica com as crianças, despertando a imaginação e a curiosidade);
21/11 – 25/11 Construir com as crianças móbiles referentes ao tema;
28/11 – 02/12   Confecção de um jogo da memória dos personagens do circo.
13/12 e 14/12 - Produto Final - ______________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário