Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

plano de aula maternal


Segunda-feira 21 de Fevereiro  2011

Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário                                                                                      
Leitura de cartazes
Conversa informal
ATIVIDADES

Texto: Escreva um trecho da música da borboletinha
Escrita espontânea de textos de memória
Área: Linguagem Escrita
Objetivos: Avaliar o conhecimento que os alunos dispõem sobre o sistema de escrita.

Jogo da memória de animais
Área: Matemática
Objetivos: Explorar as questões que visam á observação, á análise, á elaboração de
hipóteses e a resolução de situações cuja  intenção e levar o  aluno a se familiarizar    
com a noção do que é um par.  
    
Descrição: Pedirei para que as crianças  formem uma roda, assim  discutirei  com elas as regras  para se jogar memória, enfatizando que o objetivo  do jogo é  formar pares de cartas  de cada animal, enfatizando que um par equivale a duas cartas.     
Regras:
·        Cada um, na sua vez, desvirará duas cartas tentando obter um par;
·        Não conseguindo passa a vez;
·        O objetivo do jogo é conseguir a maior quantidade de cartas de cartas.
Desenho Livre
Área: Artes Visuais
Objetivos: Utilizar elementos da linguagem das Artes visuais: ponto, linha, forma,  Cor com vistas á ampliação de seu repertório pessoal.

Brincadeira Boca de Forno
Área: Movimento
Objetivos: Trabalhar o esquema corporal e desenvolver a percepção auditiva.
      
AVALIAÇÃO:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Terça-feira 22 de Fevereiro  2011

Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
CADERNO DE TEXTO COLETIVO

ATIVIDADES
Unidade didática
Pinte os produtos de higiene
Área: Natureza e Sociedade
Objetivos: Conscientizar  das necessidades do seu corpo e dos cuidados necessários á manutenção dele  e á preservação da vida. 

Complete o que está faltando
Desenho com interferência
Área: Artes Visuais
Objetivos: Descobrir e conhecer progressivamente o próprio corpo, possibilitando ampliar seu conhecimento de mundo e de si mesmo.

Descrição: Estimularei as crianças a reconhecer e a mostrar em si as partes do corpo, depois me colocarei a frente delas  e  solicitarei que elas apontem em mim cinco partes do meu corpo motivarei fazendo perguntas como:
·        _Onde está a minha perna?
·        _Onde está meu braço?
·        _Onde está minha cabeça
·        _Onde estão minhas costas?
·        _Onde estão meus pés?
Em seguida verbalizarei as partes do corpo que faltam na interferência. E darei os comandos para que possam realizar a atividade.

Contagem (ORAL)
Material utilizado: coleção de carrinhos
Área: Matemática
Objetivos:Ampliar as noções que envolvam as relações comparação, classificação e ordenação. 

AVALIAÇÃO

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Quarta-feira,  23 de Fevereiro  2011
         
Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
Hora da novidade

                                     ATIVIDADES
Hora da biblioteca
Área: Linguagem  oral
Objetivos: Possibilitar a criança a interagir com materiais de leitura de diferentes gêneros.

Pinte os nomes ditados pela professora
Área: Linguagem  escrita
Objetivos: Identificar sempre que solicitado o próprio nome, ou o nome dos colegas ou em situações nas quais se faça necessária.

Pintura a dedo
Área: Artes Visuais
Objetivos: Realizar atividades de expressão plástica através da pintura para expressar-se livremente ao realizar experiências novas.

Descrição:  Possibilitarei que crianças  tenham um contato direto com a tinta sem a intermediação de instrumentos . Que permitirão movimentar-se livremente com as mãos, e seus dedos, captando explorando a temperatura, a pastosidade  e a fluidez da tinta, possibilitando sensações táteis que despertarão interesse na manipulação do material.

Quero ver quem pega
Área: Movimento
Objetivos: Estimular a integração do grupo e trabalhar o esquema corporal.

Identificação das cores e formas
Blocos lógicos
Área: Matemática
Objetivos: Estabelecer relações entre os elementos observados ou manipulados que tenham uma propriedade em comum.
    

AVALIAÇÃO

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



Quinta-feira,  24 de Fevereiro  2011

Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
                                                       
ATIVIDADES

Projeto _________________________________
Área: unidade didática

Suporte: Jornal
Desenho no suporte diferenciado
Área: Artes Visuais
Objetivos: Explorar e aprofunda-se nas possibilidades oferecidas nos diversos
materiais e suportes diferenciados para o fazer artístico.


Liga -ponto
Área: Matemática
Objetivos: Explorar as regularidades e regras presentes na seqüência dos números naturais, possibilitando assim a identificá-los posteriormente. 


Recorte e colagem
Área: Artes Visuais
Objetivos: Possibilitar o olhar investigativo da criança  valorizando a coleta de elementos da natureza, favorecendo a observação e a exploração que constituirão a colagem.

Descrição:     Em roda, contarei para as crianças que farão um trabalho de colagem com elementos da natureza, mas que antes terão que coletar o material no parque. Contarei quais são os materiais, mostrarei algumas folhas grãos, sementes, flores, casca de árvore, observando a forma, cor, textura, com as crianças. Em seguida, espalharei  o que coletaram sobre uma toalha plástica e organizarei os materiais nas bandejas com as crianças. Combinarei com as crianças que farão a colagem dos materiais coletados. Mostrarei a elas que primeiro terão que passar cola e depois colarão os materiais. Permitirei uma colagem coletiva, em que cada criança fará sua parte.


AVALIAÇÃO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






Sexta-feira, 25 de Fevereiro  2011

Roda ( Música, Contagem, crachá)
Brincadeira de roda
Calendário
Leitura de cartazes
PRÁTICA DE LEITURAS CHARADAS

ATIVIDADES
Escrita do nome
Alfabeto móvel
Área: Linguagem Oral
Objetivos: Perceber a quantidade de letras usadas para escrever cada nome, diferenciando as  letras do alfabeto  umas das outras.


Gênios da pintura apreciação
Pintor: Gustavo Rosa. Dieta
Área: artes visuais
Objetivos: Proporcionar a leitura de obras de arte com base na observação, narração, descrição  questionamentos e interpretação de imagens.

Descrição: Realizarei a  leitura do quadro de Gustavo Rosa, instigando  o olhar de cada uma  das criança para a obra com base nas perguntas como:

·        _O que você vê nessa obra de arte?
·        _Que meio de transporte foi representado na pintura?
·        _Para que lugar você imagina que está pessoa esta indo?
·        _Quais a cores que o pintor usou?
·        _Qual o gênero representado na figura (feminino ou masculino).
_Com base nas repostas, opiniões e idéias das crianças conhecerão um pouco da biografia do pintor.


AVALIAÇÃO
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário